Incêndios? Onde? Como começam? O que fazer?
Estamos vivendo momentos de tensão no Brasil, com incêndios ocorrendo com uma frequência assustadora e se espalhando de maneira avassaladora. Seja em áreas ambientais ou em edificações, os incêndios podem começar quando você menos espera.
E, por mais que você acredite, assim como eu, que “aqui nunca vai pegar fogo”, toda atenção deve ser redobrada.
Os incêndios podem ser causados por uma variedade de motivos: criminosos, naturais, faíscas, uma bituca de cigarro, gordura acumulada em equipamentos de cozinha, curto-circuito, uma vela que cai perto de um pano, um celular carregando na cama, um vazamento de gás… São muitos fatores, alguns dos quais você pode controlar antes que aconteçam, outros não. No entanto, existe UMA coisa que você pode e deve fazer SEMPRE, todo mês, toda semana, todo dia:
1. Verifique a validade do seu extintor. Certifique-se de que ele está pressurizado (a flechinha no manômetro deve estar no verde – manômetro é a bolinha do extintor).
2. Treine sua equipe com frequência. Talvez você não esteja o tempo todo na sua empresa, mas alguém do seu time está. Ensine-os a usar os extintores, a identificar cada classe de extintor, a evacuar e a ligar para os bombeiros. O óbvio precisa ser dito, e sua equipe precisa estar treinada.
3. Mantenha as portas do seu estabelecimento abertas e desobstruídas, para garantir uma evacuação rápida.
4. Se sua construção é de madeira, invista em proteção adequada. Tintas antichamas são indispensáveis nesse caso.
5. Se sua edificação está próxima a áreas verdes, tenha atenção redobrada. Mantenha o terreno limpo ou procure um órgão público para ajudar nisso. Em períodos de seca, invista em manter a vegetação úmida. TENHA ATENÇÃO.
Lembre-se: se o incêndio começar por sua culpa ou não, mas tomar conta da sua edificação, é seu patrimônio que está em risco!
Previna, preserve, pratique e proteja!