A prevenção contra incêndio começa dentro da sua casa.

Compartilhe esse artigo com alguém
Resumo do artigo
Resumo do artigo

Sumário

É comum que em residências não haja extintores ou até mesmo orientações básicas de como evitar e/ou controlar um incêndio, mesmo sabendo que um incêndio doméstico ocorre a cada 2 horas… Quando paro para analisar com mais cautela, concluo que um dos lugares com grandes riscos de incêndio, são as residências e os condomínios residenciais, afinal, são ambientes onde temos o uso diário de gás, fogo, concentração de pessoas e um público leigo sobre tal assunto.

Sabemos que residências térreas, são excluídas pela norma e não precisam de proteção contra incêndio. Contudo, vale deixar algumas orientações para evitar incêndios domésticos: evite deixar velas próximas de tecidos em geral; não use vários aparelhos em uma única tomada, evitando assim uma sobrecarga; tenha cuidado ao utilizar e/ou manusear botijão de gás e ainda tenha atenção ao utilizar ferro de passar roupa.

Contudo, ao nos depararmos com edifícios residenciais, o cenário muda e então sistemas preventivos se tornam obrigatórios. Na maioria dos casos, o próprio construtor entrega a edificação com todo sistema operante, e então, o cuidado, zelo e manutenção de tal sistema entra como responsabilidade do síndico.

O síndico deve ser responsável por garantir que todo sistema existente funcione perfeitamente… falando de maneira clara e prática, é necessário que os extintores estejam com a manutenção em dia (isso deve ser realizado anualmente); as luminárias em pleno funcionamento (devem ser testadas a cada 3 meses); a central de GLP (mais conhecida como casinha de gás) com os extintores, sinalizações e testes de estanqueidade realizados (empresas de instalação de gás realizam esses testes); as portas corta-fogo (porta de ferro que dá acesso à escada) devem estar sempre fechadas e com regulagem para fechamento automático; o sistema de hidrantes (caixas vermelhas com mangueiras dentro) devem ser revisados por um profissional qualificado e as mangueiras encaminhadas a testes também.

A maioria dos itens são inspecionados por profissionais especializados anualmente, no entanto, também é responsabilidade de cada morador auxiliar nos cuidados diários com tais equipamentos. Como tarefa de casa, deixo a seguinte missão: se você mora em condomínio residencial, ao chegar em casa verifique se o extintor está desobstruído (livre de objetos a sua frente) e se a porta corta fogo esta fechada. FAÇA QUE ISSO SEJA PARTE DE SUA ROTINA, pois a prevenção começa dentro da sua casa.

Deixe seu comentário sobre o artigo
Sobre nós
Sobre nós

A R Dal Molin é uma empresa especializada em solucionar problemas. Mais do que elaborar projetos de prevenção contra incêndio, nós estamos dispostos a servir aos nossos clientes.

Nosso objetivo não é somente aprovar o projeto, nós vestimos a camisa e buscamos fazer o melhor pela empresa que nos escolheu.

Como?

Simples! Nós procuramos encontrar a melhor maneira de economizar nas taxas, na execução e em todos os processos. Procuramos a melhor maneira de ter um projeto eficiente, ou seja, alinhar as necessidades do cliente ao que a norma exige.

Nós realmente nos sentimos parte da empresa que nos contrata. Por isso, fazemos o melhor trabalho possível buscando entender as particularidades de cada projeto. Mais do que entregar um projeto aprovado, nós queremos resolver os problemas de cada edificação.

E mais do que colocar o projeto dentro das normas, buscamos com que a execução seja feita de acordo com o que faz sentido para a edificação e para o cliente. Escolher a R Dal Molin é ter a certeza de que colocaremos todos os nossos esforços para trazer soluções em projetos de prevenção contra incêndio!

Como podemos ajudar?
Como podemos ajudar?
Artigos mais lidos

Conscientizar através da educação

A Prevworld é uma comunidade dedicada à prevenção e combate a incêndios. Basicamente, a empresa é uma holding que engloba diversos projetos na área, incluindo a Prevweekend: a primeira imersão dedicada exclusivamente à prevenção e combate a incêndios no Brasil.

Leia mais »