É comum que em residências não haja extintores ou até mesmo orientações básicas de como evitar e/ou controlar um incêndio, mesmo sabendo que um incêndio doméstico ocorre a cada 2 horas… Quando paro para analisar com mais cautela, concluo que um dos lugares com grandes riscos de incêndio, são as residências e os condomínios residenciais, afinal, são ambientes onde temos o uso diário de gás, fogo, concentração de pessoas e um público leigo sobre tal assunto.
Sabemos que residências térreas, são excluídas pela norma e não precisam de proteção contra incêndio. Contudo, vale deixar algumas orientações para evitar incêndios domésticos: evite deixar velas próximas de tecidos em geral; não use vários aparelhos em uma única tomada, evitando assim uma sobrecarga; tenha cuidado ao utilizar e/ou manusear botijão de gás e ainda tenha atenção ao utilizar ferro de passar roupa.
Contudo, ao nos depararmos com edifícios residenciais, o cenário muda e então sistemas preventivos se tornam obrigatórios. Na maioria dos casos, o próprio construtor entrega a edificação com todo sistema operante, e então, o cuidado, zelo e manutenção de tal sistema entra como responsabilidade do síndico.
O síndico deve ser responsável por garantir que todo sistema existente funcione perfeitamente… falando de maneira clara e prática, é necessário que os extintores estejam com a manutenção em dia (isso deve ser realizado anualmente); as luminárias em pleno funcionamento (devem ser testadas a cada 3 meses); a central de GLP (mais conhecida como casinha de gás) com os extintores, sinalizações e testes de estanqueidade realizados (empresas de instalação de gás realizam esses testes); as portas corta-fogo (porta de ferro que dá acesso à escada) devem estar sempre fechadas e com regulagem para fechamento automático; o sistema de hidrantes (caixas vermelhas com mangueiras dentro) devem ser revisados por um profissional qualificado e as mangueiras encaminhadas a testes também.
A maioria dos itens são inspecionados por profissionais especializados anualmente, no entanto, também é responsabilidade de cada morador auxiliar nos cuidados diários com tais equipamentos. Como tarefa de casa, deixo a seguinte missão: se você mora em condomínio residencial, ao chegar em casa verifique se o extintor está desobstruído (livre de objetos a sua frente) e se a porta corta fogo esta fechada. FAÇA QUE ISSO SEJA PARTE DE SUA ROTINA, pois a prevenção começa dentro da sua casa.