A prevenção contra incêndio começa dentro da sua casa.

Compartilhe esse artigo com alguém
Resumo do artigo
Resumo do artigo

Sumário

É comum que em residências não haja extintores ou até mesmo orientações básicas de como evitar e/ou controlar um incêndio, mesmo sabendo que um incêndio doméstico ocorre a cada 2 horas… Quando paro para analisar com mais cautela, concluo que um dos lugares com grandes riscos de incêndio, são as residências e os condomínios residenciais, afinal, são ambientes onde temos o uso diário de gás, fogo, concentração de pessoas e um público leigo sobre tal assunto.

Sabemos que residências térreas, são excluídas pela norma e não precisam de proteção contra incêndio. Contudo, vale deixar algumas orientações para evitar incêndios domésticos: evite deixar velas próximas de tecidos em geral; não use vários aparelhos em uma única tomada, evitando assim uma sobrecarga; tenha cuidado ao utilizar e/ou manusear botijão de gás e ainda tenha atenção ao utilizar ferro de passar roupa.

Contudo, ao nos depararmos com edifícios residenciais, o cenário muda e então sistemas preventivos se tornam obrigatórios. Na maioria dos casos, o próprio construtor entrega a edificação com todo sistema operante, e então, o cuidado, zelo e manutenção de tal sistema entra como responsabilidade do síndico.

O síndico deve ser responsável por garantir que todo sistema existente funcione perfeitamente… falando de maneira clara e prática, é necessário que os extintores estejam com a manutenção em dia (isso deve ser realizado anualmente); as luminárias em pleno funcionamento (devem ser testadas a cada 3 meses); a central de GLP (mais conhecida como casinha de gás) com os extintores, sinalizações e testes de estanqueidade realizados (empresas de instalação de gás realizam esses testes); as portas corta-fogo (porta de ferro que dá acesso à escada) devem estar sempre fechadas e com regulagem para fechamento automático; o sistema de hidrantes (caixas vermelhas com mangueiras dentro) devem ser revisados por um profissional qualificado e as mangueiras encaminhadas a testes também.

A maioria dos itens são inspecionados por profissionais especializados anualmente, no entanto, também é responsabilidade de cada morador auxiliar nos cuidados diários com tais equipamentos. Como tarefa de casa, deixo a seguinte missão: se você mora em condomínio residencial, ao chegar em casa verifique se o extintor está desobstruído (livre de objetos a sua frente) e se a porta corta fogo esta fechada. FAÇA QUE ISSO SEJA PARTE DE SUA ROTINA, pois a prevenção começa dentro da sua casa.

Deixe seu comentário sobre o artigo
Sobre nós
Sobre nós

A R Dal Molin é uma empresa especializada em solucionar problemas. Mais do que elaborar projetos de prevenção contra incêndio, nós estamos dispostos a servir aos nossos clientes.

Nosso objetivo não é somente aprovar o projeto, nós vestimos a camisa e buscamos fazer o melhor pela empresa que nos escolheu.

Como?

Simples! Nós procuramos encontrar a melhor maneira de economizar nas taxas, na execução e em todos os processos. Procuramos a melhor maneira de ter um projeto eficiente, ou seja, alinhar as necessidades do cliente ao que a norma exige.

Nós realmente nos sentimos parte da empresa que nos contrata. Por isso, fazemos o melhor trabalho possível buscando entender as particularidades de cada projeto. Mais do que entregar um projeto aprovado, nós queremos resolver os problemas de cada edificação.

E mais do que colocar o projeto dentro das normas, buscamos com que a execução seja feita de acordo com o que faz sentido para a edificação e para o cliente. Escolher a R Dal Molin é ter a certeza de que colocaremos todos os nossos esforços para trazer soluções em projetos de prevenção contra incêndio!

Como podemos ajudar?
Como podemos ajudar?
Artigos mais lidos
Incêndio em Boate na Macedônia do Norte

E A HISTÓRIA SE REPETE…

Um incêndio em uma boate na cidade de Kocani, na Macedônia do Norte, resultou em pelo menos 51 mortes e mais de 100 feridos, destacando a vulnerabilidade de locais com grande concentração de pessoas e a necessidade urgente de

Leia mais »