Incêndio: o que aprendemos com as tragédias no Brasil?

Compartilhe esse artigo com alguém
Resumo do artigo
Sabendo do histórico trágico que temos no Brasil, a prevenção contra incêndios ganhou mais visibilidade nos últimos anos. É um movimento que depende de nós
Resumo do artigo

Sumário

Antes de mais nada, preciso me apresentar e apresentar o tema que iremos abordar por aqui nos próximos meses. Meu nome é Renata Dal Molin, sou engenheira civil e engenheira de segurança do trabalho pela Fundação Assis Gurgacz (FAG). Sou especializada em Engenharia Contra Incêndio pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), tenho 27 anos e trabalho com projetos de prevenção contra a incêndio há mais de nove anos em Cascavel.

Por aqui, falaremos sobre a importância da prevenção contra incêndio. Em nossa região o assunto é relativamente novo, pouco discutido. Mas, em termos de Brasil, vem desde a década de 1970, com os incêndios dos edifícios Joelma e Andraus, em São Paulo. Foram incêndios de grandes proporções provocados por curto-circuito.

Os dois episódios fizeram muitas vítimas. No Edifício Andraus, 16 pessoas morreram e 320 ficaram feridas. Grande parte foi resgatada do heliponto. Já no Edifício Joelma o incêndio resultou em 187 mortes e deixou mais de 300 feridos. Sabendo do salvamento do Andraus, as pessoas tentaram subir até o heliponto, porém a fumaça já havia tomado conta e nenhum helicóptero conseguiu chegar. No desespero, muitos morreram saltando do prédio.

Esses acontecimentos impactaram o Brasil, mas não foram suficientes para criar medidas efetivas. Aqui, no Paraná, nossa primeira legislação é de 1978 com apenas oito páginas. Houve algumas atualizações marcantes nesse período, e somente em 2001 tivemos, de fato, uma norma, porém ainda ínfima diante do problema.

O grande reconhecimento nesta área aconteceu em 2013, com o incêndio na Boate Kiss, onde muitos começaram de fato a levar a sério e ver a importância do assunto, dessas normas e do trabalho da corporação do Corpo de Bombeiros.

A prevenção contra incêndio serve para proteger as edificações e proteger a população de grandes tragédias. Sabendo do histórico trágico que temos no Brasil, essa área vem ganhando força a fim de evitar que pequenos princípios de incêndios se tornem grandes tragédias.

Esse movimento também depende de nós, pois uma boa prevenção se faz desde o cuidado com a manutenção das placas de sinalização, ao custo de R$ 20 cada, até a instalação de grandes sistemas que passam de 1 milhão de reais. Nessa coluna, o meu objetivo é levar esse conhecimento até você, para que cada vez mais esse assunto seja levado a sério.

Deixe seu comentário sobre o artigo
Sobre nós
Sobre nós

A R Dal Molin é uma empresa especializada em solucionar problemas. Mais do que elaborar projetos de prevenção contra incêndio, nós estamos dispostos a servir aos nossos clientes.

Nosso objetivo não é somente aprovar o projeto, nós vestimos a camisa e buscamos fazer o melhor pela empresa que nos escolheu.

Como?

Simples! Nós procuramos encontrar a melhor maneira de economizar nas taxas, na execução e em todos os processos. Procuramos a melhor maneira de ter um projeto eficiente, ou seja, alinhar as necessidades do cliente ao que a norma exige.

Nós realmente nos sentimos parte da empresa que nos contrata. Por isso, fazemos o melhor trabalho possível buscando entender as particularidades de cada projeto. Mais do que entregar um projeto aprovado, nós queremos resolver os problemas de cada edificação.

E mais do que colocar o projeto dentro das normas, buscamos com que a execução seja feita de acordo com o que faz sentido para a edificação e para o cliente. Escolher a R Dal Molin é ter a certeza de que colocaremos todos os nossos esforços para trazer soluções em projetos de prevenção contra incêndio!

Como podemos ajudar?
Como podemos ajudar?
Artigos mais lidos

Conscientizar através da educação

A Prevworld é uma comunidade dedicada à prevenção e combate a incêndios. Basicamente, a empresa é uma holding que engloba diversos projetos na área, incluindo a Prevweekend: a primeira imersão dedicada exclusivamente à prevenção e combate a incêndios no Brasil.

Leia mais »