Não é drama nem exagero, é segurança!

Compartilhe esse artigo com alguém
Resumo do artigo
Investir na prevenção de incêndios não é apenas evitar o drama, mas garantir a segurança palpável e real de todos os que frequentam seus espaços
Resumo do artigo

Sumário

A escolha da minha profissão e a paixão que tenho pela prevenção de incêndios se devem à tragédia da Boate Kiss. Nos últimos dez anos, tenho aprofundado meus estudos sobre esse assunto. Embora eu tenha evitado debates públicos e me afastado da discussão, nos últimos meses tenho recebido convites cada vez mais frequentes. Decidi, então, mergulhar no processo por completo, compreendendo profundamente o ocorrido, investigando formas de prevenção e o que podemos de fato aprender com isso.

Uma constatação que ficou evidente é que o processo de prevenção é simples, prático e ágil. Entretanto, ainda existem polêmicas persistentes que não podem ser ignoradas. Quem nunca ouviu afirmações como “aqui não vai pegar fogo”, “o bombeiro já aprovou” ou “tenho o alvará, não é necessário fazer isso”? Além disso, a economia inadequada em equipamentos de combate gera impactos diretos na segurança.

Para tornar essa questão de fácil compreensão, na coluna deste mês, quero oferecer uma lista de medidas básicas que você pode implementar imediatamente para garantir a proteção de sua edificação:

DOCUMENTAÇÃO

Verifique se o Certificado de Vistoria/Licenciamento do Corpo de Bombeiros está válido.
Confirme se o projeto de prevenção contra incêndio encontra-se na edificação. Lembre-se de que é necessário deixar sempre uma via na edificação.

EXTINTORES

Faça uma inspeção visual nos seus extintores. Ao pegar um extintor, você irá perceber que ele tem uma bolinha com as cores vermelha e verde, e um ponteiro dentro. Esse é o manômetro, que mostra se o extintor tem pressão ou não. Verifique se o ponteiro está no verde.
Confirme se em cima do extintor há uma placa. Essa placa, mesmo que não seja tão bonita, em caso de fumaça no ambiente, irá se destacar, mostrando exatamente onde temos um equipamento de combate.
Caso haja materiais na frente dos extintores que dificultem o uso imediato do mesmo, retire-os.

PORTAS/ESCADAS

Verifique se a porta do seu estabelecimento está livre, sem obstruções ou objetos que obstruam a passagem. Mantenha sempre o acesso desobstruído.

EXTRAS

Como dicas extras, vou mencionar dois pontos: Faça manutenções regularmente no seu sistema preventivo, pois assim você garantirá que o mesmo se encontra em pleno funcionamento. Isso é crucial na hora do combate, pois caso a edificação possua um sistema que não esteja em funcionamento, isso atrapalhará e retardará o trabalho do Corpo de Bombeiros. Lembro que quando se trata de fogo, precisamos de milésimos de segundos. Além disso, destaco que toda e qualquer manutenção feita no sistema deve exigir uma ART/RRT e um laudo técnico do instalador/profissional responsável.
Todos os materiais que você for instalar na sua edificação, como revestimentos, painéis, espumas, chapas, etc., devem preferencialmente ser incombustíveis (ou seja, materiais que não pegam fogo e não propagam chama).

Esses cuidados básicos, embora simples, fazem toda a diferença. Estamos falando não apenas de documentos e projetos, mas de vidas e segurança. Se você não se sentir confortável em colocar sua própria família dentro de seu estabelecimento devido à falta de confiança na segurança, talvez seja hora de redobrar os cuidados. Investir na prevenção de incêndios não é apenas evitar o drama, mas garantir a segurança palpável e real de todos os que frequentam seus espaços.

Deixe seu comentário sobre o artigo
Sobre nós
Sobre nós

A R Dal Molin é uma empresa especializada em solucionar problemas. Mais do que elaborar projetos de prevenção contra incêndio, nós estamos dispostos a servir aos nossos clientes.

Nosso objetivo não é somente aprovar o projeto, nós vestimos a camisa e buscamos fazer o melhor pela empresa que nos escolheu.

Como?

Simples! Nós procuramos encontrar a melhor maneira de economizar nas taxas, na execução e em todos os processos. Procuramos a melhor maneira de ter um projeto eficiente, ou seja, alinhar as necessidades do cliente ao que a norma exige.

Nós realmente nos sentimos parte da empresa que nos contrata. Por isso, fazemos o melhor trabalho possível buscando entender as particularidades de cada projeto. Mais do que entregar um projeto aprovado, nós queremos resolver os problemas de cada edificação.

E mais do que colocar o projeto dentro das normas, buscamos com que a execução seja feita de acordo com o que faz sentido para a edificação e para o cliente. Escolher a R Dal Molin é ter a certeza de que colocaremos todos os nossos esforços para trazer soluções em projetos de prevenção contra incêndio!

Como podemos ajudar?
Como podemos ajudar?
Artigos mais lidos

Conscientizar através da educação

A Prevworld é uma comunidade dedicada à prevenção e combate a incêndios. Basicamente, a empresa é uma holding que engloba diversos projetos na área, incluindo a Prevweekend: a primeira imersão dedicada exclusivamente à prevenção e combate a incêndios no Brasil.

Leia mais »