No último mês, a Renata, responsavel tecnica da R Dal Molin, teve a oportunidade única de passar 26 dias em diversos países europeus, explorando fábricas e indústrias especializadas em sistemas de combate a incêndios. Ajornada começou em Porto, Portugal, onde visitou a renomada Bosch, líder em diversas áreas, incluindo engenharia contra incêndios. Lá, ela conheceu de perto suas inovações em detecção de incêndios, desde detectores pontuais e lineares até avançadas câmeras de detecção.
Também em Portugal, este na Everlux, líder em sinalização de emergência. Acompanhou todo o processo de fabricação de suas sinalizações incombustíveis e fotoluminescentes, fundamentais para garantir a segurança em situações críticas.
A próxima parada foi na Alemanha, mais precisamente em Aachen, onde visitou a fábrica da Vetrotech, uma empresa do grupo Saint Gobain especializada em sistemas com vidros resistentes ao fogo. Além de aprender sobre sua produção, teve a experiência única de participar de testes de resistência ao fogo no renomado laboratório IFTS.
Seguindo o roteiro, passou pela Schueco na Alemanha, outra líder de mercado em inovação arquitetônica e resistência ao fogo. Em seguida, na Suíça, conheceu a Jansen, reconhecida por suas soluções de caixilhos, portas e fachadas cortina com elementos envidraçados resistentes ao fogo, demonstrando um cuidado meticuloso em cada detalhe de seus projetos.
A jornada terminou no Reino Unido, onde visitou a Envirograf, especialista em proteção passiva com produtos como tintas antichamas, cortinas de fumaça e cintas intumescentes, que oferecem inovações essenciais para a proteção contra incêndios.
A PREVTRIP representa uma iniciativa pioneira no campo da prevenção e segurança contra incêndios, onde Renata pode explorar as melhores práticas, tecnologias avançadas e estratégias eficazes em diferentes locais ao redor do mundo. Esta viagem não apenas ampliou nossa visão sobre a prevenção, mas também promoveu uma valiosa troca de conhecimentos e experiências com essas empresas.
Além de explorar as fábricas e indústrias, Renata mergulhou na cultura preventiva de cada país visitado. Apesar das diferenças culturais e ainda uma falta de cultura da prevenção no Brasil, ela voltou ainda mais convicta e comprometida em compartilhar e fomentar o conhecimento sobre prevenção no Brasil, onde acredita firmemente que a prevenção não é apenas um projeto, mas sim parte fundamental de nossa cultura e segurança.
Prevenção é cultura, prevenção não é só um projetinho e Prevenção começa dentro da sua casa!
Deixaremos aqui um agradecimento especial a todas as empresas que me receberam por la, e também ao Rogerio Lin e Luiz Fernando, pelas conexões da Prevtrip.
Aproveitamos esta edição de julho para parabenizar todos os bombeiros pelo seu dia, celebrado em 02/07. Obrigada por seu trabalho incrível, protegendo e salvando vidas diariamente!