No mês de agosto, discutimos o número alarmante de incêndios que estamos vivenciando, cada vez mais próximos de nós e com uma frequência crescente. Isso nos leva a questionar: onde estamos, onde vivemos e onde frequentamos, realmente é seguro?
Você sabe o que fazer em caso de incêndio? E enquanto você lê esta revista, consegue avaliar se o local em que está agora é seguro?
O grande problema dos incêndios é que o fogo continua sendo o mesmo, mas as edificações estão mais frágeis. Os móveis, equipamentos e utensílios domésticos estão altamente combustíveis, e a população, em sua maioria, continua leiga no assunto. Contudo, à medida que os incêndios se alastram, a propagação de conhecimento sobre o tema segue na mesma proporção. Hoje, é possível encontrar diversos conteúdos relacionados a essa temática. A propósito, você está lendo esta coluna em uma revista que não é focada apenas em engenharia.
Por isso, separei três ensinamentos essenciais que você precisa saber:
1. O que fazer em caso de incêndio:
– Saia do local de forma segura e calma, preferencialmente agachado, e, se houver fumaça, cubra o nariz com um pano. Não é hora de tentar salvar objetos ou ser herói.
– Ligue para os bombeiros pelo número 193.
– Desligue a chave elétrica, se for seguro fazê-lo.
2. Como saber se estou seguro em um local:
– Ao chegar em uma edificação desconhecida, atente-se às saídas de emergência e procure por sinalizações e iluminação adequadas.
– Identifique a localização dos extintores e hidrantes (normalmente indicados por placas vermelhas).
– Verifique se há um ponto de encontro para brigadistas ou se há profissionais de segurança no local.
3. Cuidados com as festas de fim de ano:
– Evite ligar vários equipamentos na mesma tomada para prevenir sobrecargas elétricas.
– Tenha atenção e cuidado com velas, mantendo-as longe de toalhas de mesa e cortinas.
– Respeite a capacidade máxima permitida em locais de eventos.
Pela sua segurança e da sua família! Saiba o mínimo necessário para se proteger em caso de incêndio! Mantenha-se seguro, afinal a prevenção começa dentro da sua casa!