Muito tenho falado sobre a importância da prevenção contra incêndio, dentro das nossas casas, em edificações existentes e no comércio em geral. No entanto, hoje minha reflexão é para dentro das escolas, um ambiente formado por uma comunidade engajada que conta com apoio de alunos, pais, professores, servidores em geral, prestadores de serviço e ainda um corpo técnico educacional, um local cheio de amor, conhecimento e vidas em desenvolvimento.
Um ambiente, que assim como demais citados nessa coluna, também deve ser protegido e dimensionado para ser eficiente em caso de incêndio ou pânico. Além das exigências normativas minha reflexão hoje vai além, pensando inclusive no treinamento que os trabalhadores desse ambiente recebem ao iniciarem suas atividades, de maneira geral sabemos que uma escola precisa de medidas básicas, como extintores, luminárias, sinalizações além de saídas de emergência, no entanto algumas perguntas se fazem pertinentes… como por exemplo: o time que trabalha diariamente na operação sabe manusear tais equipamentos? Tem conhecimento sobre as ações que devem ser tomadas em caso de incêndio ou pânico? O sistema preventivo passa por manutenção? O time sabe a importância de manter o extintor no local exato? A luminária na tomada… o extintor com a manutenção regular? Em suas grandes maiorias as respostas para as perguntas acima é não… pois o vício de pensar que tudo se resume em um papel de alvará está cada vez maior. O pensamento do “aqui não pega fogo” se alastra assim como o fogo na população.
Contudo, trago a reflexão para que esse olhar seja trazido à tona, ensinamos nas escolas, sobre maio amarelo e o perigo do trânsito, sobre depressão e vários outros temas, porque não colocarmos na pauta também a prevenção contra incêndio, o impacto positivo que teríamos elevando o nível de consciência logo no início de uma trajetória seria algo imensurável. A relevância desse tema é tão ampla que esse assunto poderia ser abordado de varias maneiras, desde treinamentos aos professores e demais colaboradores da escola para que saibam o que fazer e como agir em caso de incêndio, até uma conscientização dos alunos em um mês de apresentação sobre o tema, a temática também pode ser levada para dentro de casa com uma dinâmica entre pais e alunos, esse tema é tão denso que é possível expandir de várias maneiras.
Os benefícios, iriam desde a conscientização de cada pessoa que passar por ali, até a possibilidade de evitar grandes tragedias por falta de conhecimento. Dessa vez, meu convite é a você pai e mãe que preza pela segurança de sua família, procure sobre o tema e espalhe essa orientação, afinal… a prevenção contra incêndio começa dentro da sua casa.